terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vida e Morte


Um dos sentimentos humanos mais perturbadores é o medo da morte. Dificilmente alguém não passou pelo pânico e/ou fobia de pensar na própria morte ou até mesmo alguém querido.
Não há como estabelecer uma regra de qual é o melhor modo de pensar sobre a morte. Pensa-se sobre a vida após a morte... sobre o paraíso, o purgutário. Cada pessoa, no todo de suas relações, deve encontrar aquilo que lhes proporciona maior conforto com relação ao fim da vida. Ou seria o recomeço?
Além disso, a que ponto chega alguém que maquina a própria morte? Kamikazes? Suicidas, Homens Bombas? O que temos a aprender com eles? Para eles o sentido maior era o propósito da morte deles resultaria.
Muitas religiões ´´comemoram´´ a morte de branco. Outras ´´choram´´ de preto.
Indiferente da crença ou religião e carregar consigo, dentro de seus coração os momentos bons de alguém querido perdido...
Ou ainda, fazer-se presente na vida de quem amas, para que quando ´´você for´´ ter deixado marcas significativas em outros corações.
Pensem nisso! A muita pessoa que já ´´morreu em terra´´ e só esqueceu mesmo de abandonar o próprio corpo...

(Homenagem Singela a uma pessoa que se foi, no plano físico, mas zela por nós: Tio Tadeu )

By Lady Neffertine
Renata Bez Birolo Lopes

Um comentário:

  1. Eu sempre tive uma maneira singular de encarar a morte do próximo. Jamais chorei em um enterro, mesmo de parentes próximos (como meu avô materno ou minha avó paterna) ou amigos (como o Fernando "morte"). Não que eu enxergue a morte como uma passagem para uma outra vida, ainda não sei ao certo o que vem depois dela (isso se vir algo). Já com relação a minha própria morte tento não fantasiar de como será, prefiro a surpresa que a senhora de manto negro me dará. O que desejo é que quando o fim estiver próximo eu tenha deixado minha marca, que tenha vivido intensamente minha vida. E que as pessoas que me conheceram, não chorem e sim riam, dêem boas gargalhadas, e saúdem a minha marcante vida dizendo: "Esse estará sempre nas melhores lembranças da minha vida."

    ResponderExcluir